Marketing Digital 2.0: aprenda na prática

A internet mudou a forma de conviver e de se relacionar com nossos amigos, familiares e até mesmo alterou o modo de trabalho, principalmente no marketing. Isso porque entre tantas mudanças, agora ele é chamado de marketing digital e o seu foco é ajudar a milhares de empresas a diminuírem as barreiras com o consumidor final.

Como consequência dessa transformação digital foram criadas novas técnicas de trabalho como SEO, Inbound Marketing, Analytics e redes sociais que usam os dados disponíveis para criar campanhas diretas e muito mais assertivas. Tudo personalizado e “a gosto do cliente”.

No marketing digital, além de criar uma identidade para a marca e atrair novos negócios, é ele que mantém os clientes informados e nivelam a concorrência, se tornando essencial para a existência das empresas atuais. Para Thays Abrantes, CEO da Agência Cryah e especialista em marketing digital, é preciso ficar atento às novidades e tendências do mercado para não ficar alheio às inovações e garantir sempre os melhores resultados para o cliente. 
“Temos muitas ferramentas disponíveis que nos ajudam na execução, no direcionamento do trabalho e também na mensuração dos resultados. As mudanças são constantes e, a cada dia, surgem novas tecnologias e novas técnicas de trabalho que melhoram a nossa atuação e ajudam a explorar o melhor nos negócios do cliente. Por isso estamos em constante atualização”, comenta Abrantes.

A especialista vê nessas atualizações uma oportunidade de sempre se manter à frente da concorrência. “São as inovações que ditam as melhorias do nosso trabalho, afinal o próprio consumidor muda, se cansa e deseja coisas novas. As empresas precisam seguir as tendências para se destacar e manter seus clientes fiéis e conseguir oferecer o que novos procuram”, conclui.

Listamos a seguir alguns pontos importantes para realizar um bom trabalho e ganhar visibilidade no mundo da internet. Confira:


Persona

O marketing digital leva em consideração perfis de pessoas reais, que representam os consumidores ideais. Ou seja, a marca determina quem é o seu público de maneira detalhada, incluindo seus sentimentos e necessidades, para então criar ações e conteúdos direcionados para ele.


SEO

O SEO – Search Engine Optimization – tem como objetivo otimizar o sistema de buscas, ou seja, por meio de técnicas aplicadas por uma agência de marketing digital, a empresa é encontrada com mais facilidade nos buscadores, de acordo com a palavra-chave procurada pelo consumidor.


Marketing de Conteúdo

Para atrair o público para as redes, é preciso elaborar conteúdos relevantes e interessantes. Dessa forma, empresas abrem possibilidades de transformar consumidores em leads (oportunidades de negócios), gerar mais tráfego e reconhecimento da marca. Produção de materiais para blogs e produção de e-books e infográficos são alguns exemplos. As técnicas de SEO, por sua vez, funcionam como divulgação desse trabalho e podem ser realizadas por uma agência de marketing digital.


Mídia paga

Investir em mídia paga pode dar um up no conteúdo produzido e ampliar a visibilidade da marca. Isso pode ser feito por meio do Google Ads (links patrocinados) e em redes sociais, como Instagram, Facebook e Twiter. Mas é preciso ter uma estratégia muito bem definida para que o investimento seja justificado e traga resultados.


Social Media e Analytics

As métricas em perfis das redes sociais (Analytics) são muito importantes para que a marca entenda o seu consumidor e avalie os resultados das suas ações. Esse método, inclusive, pode ser aplicado em tempo real, o que é positivo para avaliar os números e verificar os rumos que uma campanha, por exemplo, está tomando, e o que pode ser feito para reverter ou otimizar os resultados.


SAC 2.0

É uma evolução do SAC tradicional, que tem como foco no consumidor, ele não quer só ser atendido, o consumidor agora tem voz ativa e passa a exigir interação. Muitos cases de sucesso em SAC 2.0 são as empresas: Netflix, Prefeitura de Curitiba e Cemitério da Ressurreição.

Para colocar essas dicas em prática, contrate uma agência de marketing digital. Caso o seu negócio ainda esteja começando, ou tenha um porte menor, busque uma agência digital para pequenas empresas. Os resultados valerão a pena.